Fotógrafos
Foi proposto na aula uma atividade de pesquisa sobre as obras de três fotógrafos. Segue a análise que fizemos de duas de suas fotografias.
Man Ray (1890 - 1976) nascido na Pensilvânia, Estados Unidos.
Elementos de sombreamento, em camadas, que refletem a mulher sentada no fundo, são observados nessa fotografia. A coloração preta e branca marca caracteristicamente a época quando foi realizada. O olhar focado e sério da moça, que está mais à esquerda da obra, o posicionamento dos seus braços, das pernas, do corpo e da cabeça inclinada revelam a intencionalidade de representá-la com direcionamento para algo que está ao lado.
Na fotografia de Man Ray, nota-se a presença de uma mulher nua e com os seios à mostra, refletida na parede. Sua expressão é de seriedade, posição que é reforçada com os seus braços que estão na cintura. Existe uma iluminação clara que cobre quase parte total da foto e revela um homem, também sério com o olhar focado para a câmera, sentado em uma espécie de muro e apoiado em uma escada.
Annie Leibovitz (1949-) nascida em Connecticut, Estados Unidos
Estratégias corporais da bailarina pensadas para representá-la em uma ideia de movimento. O posicionamento do seus pés e dos braços, com um a frente e outro atrás, do corpo, que está um pouco inclinado, a postura do seu tronco, o olhar de foco direcionado e o cabelo jogado para trás são elementos que colaboram para a sensação de mobilidade. Além disso, a ideia proposital de no enquadramento da foto mostrar o chão, a parede e a janela revelam a intenção de amplitude da obra para consolidar sua estratégias. Por último, as cores utilizadas, em tons mais claros, estão interligadas e se conectam sem chamar atenção.
Nessa obra a estratégia de movimentação permanece, com o homem que está atrás com as pernas alternadas dando a ideia de corrida e as posições do braço que empurram a cadeira e o outro homem com o tronco jogado para trás reforçam essa intenção. As expressões faciais e a característica da perna mostram a força realizada na mobilização. Quanto a coloração da fotografia, diferentes tons de azul e verde encontrados nas roupas, nos tênis no céu e na vegetação se combinam na integração da obra.
Daniel Moreira (1978-) nascido em Belo Horizonte
Essa obra de Daniel Moreira revela a intenção de colocar a mulher sentada no colchão como foco da fotografia. A combinação das luzes mais escuras no fundo e na parte de baixo da foto, a iluminação forte concentrada no corpo e na expressão facial séria e a luz mais fraca no colchão revelam a estratégia de acentuar pessoalidade à mulher que é fotografada como identidade única. Com roupa de coloração escura, as cores da fotografia se aplicam no elemento atrás, nos braços e no rosto.
Na obra acima, Antônio, as estratégias de foco do indivíduo central permanece, colocando a iluminação clara apenas no recém nascido e nas mãos do médico. O fundo escuro possibilita essa situação de revelar unicidade desse momento do parto. As diferentes texturas também podem ser observadas no corpo do bebê e a coloração é vista apenas no sangue, vermelho, no pano por baixo, verde e no tubo azul.
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