Com base no meu recorte do lugar de análise no qual escolhi a escada de acesso à praça, determinei o espaço do corrimão para instalar meu objeto interativo.
Localização do Corrimão na Escada
Corrimão de Instalação do Objeto
O objeto interativo é constituído por 3 botões switch fixados no chão e cobertos por uma esponja e um pano. Esses botões são interligados por fios em um circuito elétrico com 3 LEDs coloridos e uma bateria que fica na parte superior dentro de um suporte de papelão pendurado no corrimão. Um som também é colocado dentro da caixa na parte inferior.
Esquema Protótipo Objeto
A ideia de interação do objeto é que o pano verde seja um elemento que convide a pessoa a sentar nesse espaço da escada próximo ao corrimão. Assim, ao sentar sobre os botões, as luzes do LED irão se acender chamando a atenção da pessoa para o suporte pendurado. Dentro dele irá existir um pequeno botão que irá ligar o som, logo, ao notar a presença das luzes, a pessoa poderá ligá-lo para ter a experiência de ouvir sons, que incrementem as possibilidades de vista desse local. Além disso, ao perceber a existência dos sensores, o usuário também poderá interagir diretamente com os botões brincando com as luzes que queira acender ou apagar.
A intenção do objeto é completar a vasta experiência visual proporcionada ao sentar nesse espaço, com elementos luminosos e sonoros, que permitem a sua potencialização.
Esquema Protótipo Objeto com Cores
Na parte elétrica, será feito um circuito elétrico para acender as luzes, com sensores de botões switch ligados a 3 LEDS de cores diferentes, que tem como fonte uma pilha 9V.
Parte Elétrica
A partir da orientação do professor Sandro a respeito da minha ideia de objeto interativo inicial, percebi que ele explorava pouco as possibilidades de integração do espaço da escada, dos degraus e da grama. Assim, tentei manter o recurso base de sentar e acender as luzes, mas com a espacialidade e a interação aumentada.
No meu novo projeto, a ideia é a instalação de botões switch em alguns degraus da escada cobertos por espuma e tapetes coloridos. A intenção do tapete é atrair o usuário a brincar de sentar e levantar em diferentes alturas da escada, para assim, interagir acendendo e apagando as luzes interligadas por fios com bateria e LED que estão dentro dos suportes. Dessa forma, a brincadeira de mudar o local de sentar na escada tentando descobrir qual tapete acende qual caixa promove a exploração desse espaço pelas pessoas.
Esquema do Objeto
Parte Elétrica
Comentários
Postar um comentário