Seminário de Design e Interação
Rafael Lozano-Hemmer
Speaking Willow
Essa obra de Rafael é uma escultura sonora que faz referência ao salgueiro, como dito em seu nome. O elemento utilizado na sua construção é o alumínio e existem cabos de sustentação pendurados na árvore que possibilitam a movimentação dos elementos suspensos a uma altura de 6 metros. Quanto aos recursos eletrônicos, alto falantes, luzes LED, sinos e sensores de rastreamento são usados na obra.
A imersão dessa escultura é promovida a partir da passagem das pessoas na entrada do Planet Word Museum, em Washington, quando são convidadas a olhar para cima durante a circulação nesse ambiente. A interação ocorre ao contemplar a escultura e os elementos com uma luz intensa, que se acende e apaga em determinados suportes de vidros que estão pendurados de acordo com o lugar da obra em que o espectador está, ou seja, a medida em que a pessoa caminha pelo entorno da árvore um sensor detecta a localização desse individuo para iluminar o objeto. Essa situação possibilita que o observador tenha sua atenção presa na obra e possa de certa forma moldá-la um pouco com a sua interação.
Usman Haque
Marling
O objeto interativo urbano criado por Usman Haque foi exposto em uma praça pública na cidade de Eindhoven, nos Países Baixos. Nela os usuários do espaço usam a própria voz para moldarem uma aurora no ambiente. Sua execução utiliza elementos como lasers para o efeito de luzes, microfones para captação das vozes e software para elaboração das camadas.
Essa experiência inédita possibilitada às pessoas permite que elas possam interagir diretamente e de forma coletiva com o espaço no qual elas estão inseridas, a partir da utilização das vozes que externalidades criam efeitos com luzes, cores e formas, que criam a aurora animada na parte superior. Nessa situação, nota-se que crianças, adultos e idosos foram inseridos efetivamente dentro desse ambiente urbano, de forma que puderam formalizar conexões mais fortes com o local, se tornando autores do espaço que ocupam.
Comentários
Postar um comentário